Foto: Intermed Minas

Em um cenário cada vez mais dinâmico e em constante evolução, consolidam-se ainda mais as organizações que conseguem manter-se em contato contínuo com seu público, sejam seus clientes, fãs ou seguidores. A busca incessante por informações e novidades tornou-se rotina de quem acompanha qualquer instituição, assim como a praticidade é pré-requisito quando se trata desse assunto.

As atléticas universitárias não ficam atrás e assim como clubes profissionais, precisam manter-se próximas aos seus torcedores, proporcionando uma relação recíproca, sendo cada vez mais importante uma boa gestão dos canais de comunicação das AA’s, sejam sites, redes sociais, canais de vídeo ou qualquer outro meio utilizado para esse fim.

Foto: Google Imagens

Gerir bem os meios de comunicação de uma instituição significa gerir bem a imagem desta, apresentar ao público a organização como ela é e como precisa ser vista, mostrar suas ideias, práticas e realizações. Em uma atlética não é diferente e esse processo comunicacional culmina em reforçar diversos pontos que são fundamentais para sua sobrevivência, tais como aspectos ideológicos, estruturais e financeiros.

Nota-se que uma política de comunicação clara e concisa com o público, deixará claros os valores da instituição e a percepção do público sobre ela, facilitando assim o contato mútuo e regular com seus torcedores, otimizando as mensagens transmitidas ao longo do tempo. Isso também reforçará as características da atlética com o público exterior, potencializando suas virtudes e auxiliando em diversos processos, como o de captação de recursos para a manutenção das atividades esportivas ou parcerias para a realização de eventos.

Mas por onde a comunicação pode ser feita? Diversos são os meios existentes e o ideal é a utilização daqueles que melhor se encaixem na filosofia da atlética e que melhor alcancem seu público-alvo. Hoje, o meio mais popular são as redes sociais em sua gama de opções, já que aliam praticidade e velocidade, aparecendo como formas simples de manter proximidade com o público, utilizadas desde a divulgação de competições até a venda de produtos, assim como destaques para festas, projetos sociais e outras atividades.

Identidade visual do Integraê no Facebook

Além disso, há a opção do uso de sites oficiais que funcionam melhor no aspecto institucional e de canais de vídeo, principalmente para divulgação de campeonatos e eventos, trazendo um pouco do que já ocorreu e ainda está por vir. Ainda não muito explorado pelas AA’s, mas já utilizado em algumas competições, os aplicativos também surgem como forma prática de contato com os torcedores, com as informações em tempo real. Diversos torneios interatléticas já utilizam esse canal para manterem os seguidores informados sobre o que está ocorrendo, pois já que envolve uma gama de pessoas, muitas vezes há a impossibilidade de acompanhar uma partida presencialmente. Desta forma, essa alternativa surgiu como uma maneira de manter todos conectados e a par do que ocorre nas competições.

Foto: Euphoria Formaturas

Mesmo assim, apresentados esses diversos meios de comunicação, o velho contato pessoal entre a organização e seu público não deve ser deixado de lado, pois ainda é o mais eficiente, apesar de ser o mais antigo. Em uma realidade em que a paixão dos torcedores por uma instituição guia a relação, é fundamental que exista reciprocidade e proximidade entre ambos, portanto, realizar atividades com o público e sempre manter forte o elo entre gestão, torcida, atletas e todos que compõem a atlética é indispensável.

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá?

Como administrar as redes sociais da sua atlética!

Memes: como usá-los na comunicação de sua Atlética.

Como manter um bom relacionamento entre diretoria e torcida durante os jogos?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here