Para quem está buscando estágio, a internet é uma ferramenta poderosa. Hoje em dia, os recrutadores apelam para as facilidades da rede no momento de selecionar candidatos e avaliar, inicialmente, as competências daqueles que concorrem à vaga.

Caso você esteja buscando o seu lugar no mercado, não deixe de ter um bom perfil no LinkedIn!

Apesar de ser, em sua essência, uma rede social, o LinkedIn se diferencia totalmente da recreação e do lazer, pois tem um caráter totalmente profissional. Todas as atualizações dizem respeito ao mercado e às oportunidades de carreira — e inúmeras vagas são anunciadas todos os dias.

Neste post, você conhecerá dicas fáceis para melhorar o seu perfil no LinkedIn e bombar nas chances de conseguir aquele estágio bacana. Confira!

1. Desative temporariamente as notificações de atualização

Agora que você já está mais ligado no imenso poder de um bom perfil no LinkedIn, é hora de partir para a ação: atualize-o hoje mesmo! Antes de começar a modificá-lo, porém, certifique-se de desativar as notificações — do contrário, qualquer mudança que você fizer será automaticamente comunicada à sua rede.

Não se esqueça de reativar a funcionalidade depois que finalizar os ajustes. Suas próximas informações profissionais podem ser relevantes e é bom que a sua rede possa tomar conhecimento do seu progresso e/ou desenvolvimento.

2. Adicione palavras-chaves para ressaltar as suas habilidades

Tudo aquilo que você inserir no campo de “palavras-chave” pode contribuir para que um recrutador o encontre. Isso porque uma boa pesquisa de candidatos sempre envolve a checagem de competências — e o mecanismo de busca do LinkedIn valoriza os termos que você indica como chaves.

Mas lembre-se: contenha a empolgação. É muito importante que você seja absolutamente honesto em todas as informações que publicar em seu perfil. Evite o constrangimento de ser cobrado e/ou repreendido por haver informado uma competência que ainda não possui.

3. Atualize a sua foto e descreva as suas experiências

Deixe as imagens engraçadas e o “carão” para outras redes sociais. No LinkedIn, tenha em mente que não há espaço para curtição: trata-se de uma ferramenta voltada para a sua carreira, e não para o seu lazer.

Ao atualizar o seu perfil, escolha uma foto que transmita a imagem que você deseja passar — sempre enfatizando o profissionalismo — e que gostaria que possíveis empregadores encontrassem.

Além disso, seja detalhista na descrição das suas experiências. Ao buscar um estágio, você pode não ter muito o que falar, mas aproveite o espaço para valorizar competências e habilidades que desenvolveu na facul, em empregos anteriores (mesmo aqueles fora da sua área de formação) ou em trabalhos voluntários.

4. Construa e fortaleça uma boa rede de contatos

Você já deve ter escutado que networking é fundamental. E é a pura verdade! Com um perfil no LinkedIn, você tem mais autonomia e facilidade para construir uma rede consistente de contatos, associando-se a outros profissionais que possam contribuir direta ou indiretamente para os seus objetivos profissionais.

Esforce-se para construir e nutrir as suas amizades profissionais e virtuais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here