Foto: JISC 2019

SALVE SALVE GALERA. Vamos aqui resumir o que foi a 3° edição dos Jogos Inter Atléticas do Sul Catarinense, o nosso JISC. A edição 2019 dos jogos foi dividida em 2 fins de semana, entre os dias 11, 12, 13, 19 e 30 de outubro na Cidade de Criciúma, que por 5 dias respirou JISC e envolveu 22 atléticas da região sul. Dia 11 a abertura já começou em grande estilo, com as apresentações do grupo de dança da Unibave, da bateria BATERAAACA e da equipe de cheerleaders MATILHA, que levantou público durante sua apresentação.

Foto: JISC 2019 – Apresentação da MATILHA CHEER na abertura

Logo após o encerramento da abertura, os atletas se deslocaram para o tradicional JOGOS DE BUTECO. Aquela festinha de integração do primeiro dia que rola enquanto as partidas de Sinuca, Truco e pacau aconteciam, a noite animada se arrastou e no fim a atlética Covil do Mineiro acabou ganhando 1° lugar nos jogos de boteco.

Dia 12 começaram as modalidades coletivas das séries A e B. Uma maratona de jogos aconteceram em 6 ginásios diferentes, entre um jogo e outro a concentração era na tenda do “pão com salame” do Gabito (que esse ano não foi do Gabito), era tempo para alimentar, dar aquela hidratada e curtir o som que estava rolando. Pena que a pausa era pequena, pois os jogos eram muitos, o que exigiu muita dedicação das diretorias e da comissão Organizadora.

Quem nos deu um pouco de sua atenção foi a Vitoria Jung, Presidente da CO 2019, que contou como foi sua experiência nesse JISC:

– “Ser presidente dos Jogos Inter Atletica do Sul Catarinense foi uma grande evolução pessoal minha. Quando decidi fazer parte do CO e assumir a presidência foi um desafio enorme, mas a vontade que eu tinha de que os jogos continuassem crescendo cada vez mais, foi maior do que qualquer desafio! Estamos na terceira edição dos jogos, mas, tenho certeza que este é um dos eventos mais esperados por todas as atléticas do Sul Catarinense, a nossa previsão é de muito crescimento em público e nível esportivo e estamos chegando lá! O JISC 2019 foi um sucesso, tivemos a participação ativa de 22 atléticas, um público em torno de 1000 acadêmicos em dois finais de semana! Tenho certeza que em 2020 não será diferente, a evolução é gradativa e fazer parte disso tudo é gratificante!”

Foto: JISC 2019 – C.O. 2019

No segundo fim de semana, estavam chegando as semifinais e finais, junto com as provas do atletismo e vôlei de praia. O dia foi intenso, mas a noite compensou, afinal rolou a famosa integração na festa oficial do JISC, que rolou na MULAN loung Club, Festa animada pelos DJS Lucas Brasil e Lucas Loch, pagode por conta de Bruninho e Shipe e finalizou com eletrônico de DEcarli.

O último dia do evento mais aguardado do ano é o dia das grandes finais, e que finais né! Mais uma vez o basquete foi decidido nos últimos segundos (esse ano sem cachorro invadindo a quadra no lance decisivo). Algumas atléticas buscaram o Tricampeonato, como AAAMON no basquete feminino, Devoradores no tênis de mesa feminino e AAACA UFSC que buscou o TRI no vôlei de quadra e de praia feminino. O futsal masculino voltou para o Covil do Mineiro, que já havia ganho em 2017, no handebol masculino que foi decidido na prorrogação, AAACA venceu Fora de Prumo, após dois anos seguidos sendo eliminados por eles e ficou com o título. No dia 20 também, tão importante quanto as finais é a cerimônia de premiação, premiar as atléticas e atletas que se esforçaram e se destacaram, poder prestigiar o esforço dos atletas, se despedir dessa edição e começar a contar os dias para a próxima! 

Por fim, os resultados finais, a Série B quem levantou o caneco geral foi a Brutamontes, da UNESC, seguida pela AAADUT de Tubarão e em terceiro Carga Pesada de Orleans. Que garantiram o acesso e em 2020 disputarão o troféu transitório.

Foto: JISC 2019 – Brutamontes –  Campeã da divisão de acesso 2019

Na Série A, algumas atléticas subiram algumas posições como a PDC que ficou em 6°, Picaretas buscou em 5°, Caixa Forte alcançou o 4º lugar, em 3° voltou para Extratora que fez 84 pontos, posição que ocupou em 2017. 0 2º lugar foi conquistado pela atlética Covil do Mineiro com 86 pontos. Covil que representa faculdade SATC subiu posições e junto com a Caixa Forte foram as que mais cresceram nos jogos. E por fim, o 1º lugar geral de 2019 foi para??? AAACA UFSC que buscou o BIcampeonato seguido, ao somar 179 pontos, emoção e festa tomaram conta.

Foto: JISC 2019 – Delegação da AAACA – BiCampeã, após cerimônia de premiação.

Quem nos fala um pouco sobre como foi essa experiência incrível, é a PRESIDENTE CAMPEÃ, Isabel Bianchini que nos concedeu algumas palavras sobre evento:

“Em 2019 me tornei a primeira presidente mulher da AAACA e eu não poderia estar mais feliz!! Após ser diretora de esportes e termos conquistado o primeiro lugar do JISC em 2018, eu sabia que nosso maior desafio seria conquistar o bicampeonato. A expectativa sobre nós é muito grande e como os campeonatos incentivam a criação de novas atléticas na região, o nível dos jogos cresceu muito de 2 anos pra cá, sendo assim, nosso preparo pro JISC se iniciou no começo do ano. Aquela correria boa atrás de atletas, ginásio pra treinar e conseguir fazer o pessoal vestir a camisa da atlética.

Mas graças a essa gestão maravilhosa, aos atletas, cheerleadering, bateria e toda nossa torcida conseguimos conquistar o bicampeonato, com 93 pontos de diferença para a segunda colocada e 10 troféus de primeiro lugar. Ganhar é bom, mas ganhar em Criciúma, casa da maioria das atléticas, é melhor ainda! Gostaria de parabenizar a CO e as atléticas que tornaram tudo possível, e também as atléticas que subiram para a série A.

E Lembrando que:

1. Quem tem mais tem 2!

2. Vem com o cachorro vem!

3. O bom filho à casa torna 🏆”

Foto: JISC 2019 – Covil do Mineiro – Marcando presença na cerimônia de premiação

Quem também deixou recado mostrando sua emoção, foi a Saiane Miranda, Presidente do Covil do Mineiro

– “Tenho um orgulho imenso em fazer parte da Covil do Mineiro, representando a Faculdade SATC. Em 2018 fui convidada o fazer parte da diretoria esportiva, que foi um ano intenso, torneios, treinos, amistosos, lista de atletas, reuniões… ufa!!! Ao fim do JISC 2k18, não aguentei o choro no último dia de competição, a gente se apega nessa galera de um jeito inexplicável, nós criamos uma família!

Em 2019, mudanças na diretoria, surgiu a oportunidade de ocupar o cargo de presidente, e assim foi chegando mais um JISC, agora como presida. QUE SUFOCO JISC 2019!!!! Foi dado o sangue em cada jogo, ainda mais para os times femininos que são representados praticamente pelas mesmas meninas em todas as modalidades, haja fôlego!!! E assim a Covil do Mineiro subiu ao pódio com a segunda colocação geral, resultado muito almejado pela nossa diretoria, resultado de muito trabalho e treinos durante o ano, com certeza estaremos incomodando no próximo JISC e cantando novamente “IH FUDEU O COVIL APARECEEUU!!!!”. Gostaria de agradecer a cada um dos atletas, diretoria e torcida maravilhosa, e ao CO que fez com que o JISC virasse realidade, um beijo no coração meus mineiros, MAMÃE AMA VOCÊS ❤!!”

Após o sucesso do JISC 2019, algumas atléticas já começam a se preparar para seus próximos desafios no próximo ano, como o Engenharíadas Sul, Jurídicos e InterMed. Mas claro, sem esquecer o foco no JISC, que ainda está longe, mas já arranca suspiros de ansiedade nos universitários de todo Sul Catarinense, 2020 já é logo ali!

Quer saber mais sobre o assunto? Bora lá!

Relembre os melhores momentos do JISC 2018

Sul Catarinense também tem jogos SIM!

O Engenharíadas agora também é Sul!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here